terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como experimentar hoje a presença de Deus?

Otávio Júlio Torres

Somente pessoas expressam a imagem de Deus. No paraíso, o ser humano estava face a face com Deus (Gênesis 3.8), mas o próprio Deus constata que Adão está só (Gênesis 2.18). Adão não se sentia plenamente satisfeito, pois os relacionamentos que tinha não ocorriam no mesmo nível: Deus lhe era superior e os demais seres criados estavam abaixo dele. Assim, não havia ninguém que estivesse na mesma condição, ao lado, e nesse sentido estava sozinho. Daí, concluímos que: pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas. Deus mesmo chegou a esta conclusão. E isso nos leva a querer ser uma igreja em Grupos Pequenos.
Há alguns exemplos que nos ajudam a perceber como pessoas encontram a Deus ao partilhar a vida “uns como os outros”. Vejamos:
- Moisés tem todas as garantias de Deus para libertar o povo (certamente serei contigo -Êxodo 3.12); garantirei a sua vitória pelo meu nome (Êxodo 3.14); farei sinais prodigiosos por meio de ti (Êxodo 4.2-3,6,9); resolverei a dificuldade da sua comunicação (Êxodo 4.12). Nenhumas dessas garantias foi suficiente para Moisés, até que Deus “puxou sua última carta da manga: Arão (Êxodo 4.14-16). Deus sabia que pessoas dEle, mas também sabia que pessoas precisam de pessoas.
- Josué e Calebe, diante da descrença dos demais 10 espias — que disseram: “não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós” (Números 13.31) — foram audaciosos e confiantes no poder de Deus, que lhes prometera a terra de Canaã como herança. O interessante destacar é que foram dois os que acreditaram. Devemos imaginar o que aconteceria se apenas um deles fosse fiel. Será que se pronunciaria? Não acabaria levado pelo grupo maior e se omitiria na hora de relatar sua opinião. É uma discussão hipotética, porém, podemos concluir daí, mais uma vez, que pessoas precisam de pessoas.
- A Escritura de Eclesiastes 4.9 também relata: “melhor é serem dois”. Jesus também sabia disso e mandou seus discípulos “de dois em dois” (Lucas 10.1). Em Eclesiastes 4.12, porém, lemos: “o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. A amizade de Davi e Jônatas é um bom exemplo para entender esse cordão de três dobas, quando afirmam: “Deus seja entre mim e ti” (1 Samuel 20.42). Pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas.
A Bíblia registra a sabedoria de Deus em providenciar companhia pra os seus, e nos dá uma belíssima lição: quem pensa que a vida cristã é algo entre “eu e Deus”, engana-se. A vida cristã é coletiva, pois pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas. Foi Deus mesmo quem decidiu assim.
Assim, quando, no Novo Testamento, Cristo chamou discípulos e discípulas para o ministério do anúncio do Evangelho, em sua humanidade, demonstrou que seria importante contar com a presença de pessoas que abraçassem a causa com ele. No momento mais difícil de sua vida, no Gólgota, Jesus havia levado consigo alguns discípulos para que estivessem com ele e se entristeceu quanto os tais não foram capazes de serem suporte para ele naquele momento de dor, tristeza e de grande desafio ministerial.
Por isso, afirmarmos que o verdadeiro discipulado se faz por meio de relacionamentos. Daí a importância de sermos uma igreja em grupos Pequenos. Ore a Deus, busque o Senhor e se prepare para viver esta bênção em sua vida. Não foi sem propósito que o imperativo mais famoso de Jesus foi: “fazei discípulos”. Isso define a agenda ministerial da igreja em Grupos Pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário