quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Todo Mundo" quer ser Bispo/a Metodista

Postagem do blog: http://queroserbispo2011.blogspot.com


Por que o episcopado na Igreja Metodista tem exercido tanta atração? Por que a sucessão episcopal tem se tornado um tema tão alvissareiro no meio da pastorada? Por que cresce o número dos que “almejam o episcopado”?

Eu tenho algumas hipóteses:
1. Todos os pastores/as presbíteros/as são automaticamente candidatos/as ao episcopado. Você já viu alguma instituição ter mais candidatos que eleitores? Na Igreja Metodista é assim! São uns mil candidatos para uns cento e oitenta eleitores!
2. O salário de Bispo/a pode ser até 20 vezes maior que o salário de um pastor/a, sem contar outros benefícios.
3. Para ser Bispo/a não é importante ter coerência entre discurso e prática, mas ser conhecido nas áreas regional e geral.
4. Para ser Bispo/a não é preciso ter tido competência no exercício pastoral em igrejas locais.
5. Para ser Bispo/a não é necessário ter facilidade de expressão oral e escrita. É só ouvir e ler o que alguns falam e escrevem. Até lembram as “pérolas do Enem”!
6. Para ser Bispo/a não é necessário possuir firmeza doutrinária. Em termos de doutrina, vale tudo na Igreja Metodista!
7. Para ser Bispo/a não é preciso conhecer um pouco de história e teologia do metodismo. Aliás, vale tudo também quando se fala sobre “os Wesley”!
8. Para ser Bispo/a não é necessário conhecer um pouco de Bíblia. Ela é apenas um pretexto para um discurso já pronto.
9. Para ser Bispo não é preciso ter o mínimo de interesse em conhecer a realidade espiritual, social, econômica e política da cidade, da região, da nação.
10. Para ser Bispo/a não é importante zelar pela unidade da igreja. Pelo contrário, quando mais cedo o “candidato/a” se rotular e dar “segurança” aos seus partidários de que vão “reinar”, melhor.
11. Nomeação de pastores/as já não é instrumento para promover edificação e missão, mas moeda para pagamento de campanha eleitoral-episcopal e instrumento para punir quem pensa diferente, quem não pertence ao “partido”.
12. Para ser Bispo/a é mais importante ter uma mente administrativa do que pastoral – mesmo que na prática se consiga falhar nos dois aspectos.
13. A congregação local pode ser tratada apenas em termos estatísticos: Quantos são? Quanto produzem? Quanto rendem? A relação já não é de pastor/ovelha, mas vaqueiro/gado.
14. Ser Bispo/a é libertar-se definitivamente da congregação local. É uma indignidade alguém que tenha sido Bispo voltar a ser pastor! Quando essa chance aparece pela não reeleição ao episcopado (que é uma grande ofensa!), trata-se logo de dar um título, um cargo, porque a experiência dele não pode ser “desperdiçada” na igreja local.
15. Para ser Bispo/a é preciso ter capacidade de liderança, mas não segundo o Evangelho. O principal sentimento que um Bispo deve gerar nos seus “liderados” é o medo. Por isso, um livro de cabeceira indispensável é O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

O episcopado tornou-se atrativo porque pode-se chegar até ele e exercê-lo sem os requisitos bíblicos e canônicos.

Contudo, não foi assim “no princípio”! É só ler 1 Pedro 5.1-3, 1 Timóteo 3.1-7, Tito 1.7-9.

Quem é “suficiente para essas coisas”?

Maurício Ramaldes*
São Paulo, junho de 2009.

*foi pastor metodista e é membro da IM Bela Aurora, Juiz de Fora, MG.

2 comentários:

  1. Tenho me decepcionado muito com a liderança da Igreja Metodista do Brasil.

    O que tenho visto é uma disputa de interesses pessoais em detrimento ao Evangelho de Jesus Cristo.

    A igreja Metodista não se manifesta sobre assuntos de relevância para o povo brasileiro, como é o caso do decreto 7.037/2009 o PNDH-3.

    Temos diversos grupos dentro da igreja se degladiando. Grupos que abandonaram a teologia e as tradições metodistas para adotarem a teologia da prosperidade e o neo pentecostalismo. Grupos que colocam seus ideais político partidáricos acima da ética e do comportamento cristão.

    Nosso Colégio Episcopal está mais preocupado com outros assuntos do que dar uma direção teológica firme e segura de acordo com as Sagradas Escreituras.

    Os interesses pessoais e de grupos estão se sobrepondo a ética cristã.

    Precisamos urgentemente mudar os rumos da igreja Metodista.

    ResponderExcluir
  2. Poxa é vergonhoso o que vemos hoje em dia no meio cristão,mas é bíblico,o amor de muitos esfriarão nos finais dos tempo,as lideranças cristãs não se preocupam mais em seguir os propósitos da palavra de DEUS,não se preocupam mais em ensinar a palavra,mas sim com discursos prontos,que mais atendem o interesse próprio,do que o de DEUS.Olha,cada dia que passa estou ficando mais decepcionados com os pastores,bispos que existem por aí,pastorado se tornou uma profissão e não um chamado,Que o senhor JESUS volte logo para por fim a essa bandalheira que estamos presenciando em nosso meio.

    ResponderExcluir